Pequenos investimentos, grandes resultados!

Editoria: Marketing | 03/06/2010 por Rudson Borges

“Marketing é importante demais para ser deixado para o departamento de marketing”.

David Packard

Você provavelmente se lembra da famosa profecia de Nostradamus que previu o fim do mundo há 10 anos. Não aconteceu… Estamos em pleno século XXI e a todo o vapor! Muitas coisas mudaram, outras coisas mudarão, a diferença é a espantosa velocidade que acontecem, cada vez mais.
Os clientes/ consumidores estão mais informados e exigem um atendimento qualificado e diferenciado, além de buscarem produtos e serviços de boa qualidade e preço justo. O vendedor está em extinção e pouco a pouco vai dando lugar para o profissional de vendas – aquele que sabe vender consultivamente ouve de forma atenta, faz perguntas inteligentes pra detectar ou despertar necessidades e faz pós-venda (acompanhamento).

Todos os dias surgem novos produtos, novos serviços e dentro do seu ramo de atividade, “nascem” novos concorrentes e a “disputa” fica ainda mais acirrada. O que fazer para prospectar, encantar e manter clientes? Pois bem, falaremos sobre algumas técnicas e idéias que poderão ser aplicadas por todas as pessoas, leigas ou habilitadas. Claro, se seus desafios são mais específicos, solicite auxílio profissional.

Existem muitas definições para Marketing, até mesmo por sua vasta aplicabilidade e subjetividade, todavia, segundo a Associação Americana de Marketing, pode-se dizer que é o desempenho das atividades de negócios que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor/ usuário.

Marketing é o conjunto de atividades humanas que tem por objetivo facilitar e consumar relações de troca. – Philip Kotler.

Dicas de Marketing & Vendas:

Marketing Direto

Hoje é muito comum o uso de e-mails com fins profissionais, não é verdade? O Marketing Direto também compreende telefonemas, envio de cartões postais e telegramas. Dica: Já que nos tempos atuais somos bombardeados “eletronicamente” quase todos os dias (spam), faça diferente e surpreenda ao usar o sistema dos correios. A impressão é sempre mais agradável, pois gera curiosidade e expectativa.

Marketing Social & Ecológico

Pessoas inteligentes assim como você já perceberam que grandes organizações investem bastante em projetos e ações, colaborando com o meio ambiente e a sociedade. Tramontina e Azaléia costumam investir no Criança Esperança, a Caixa é uma das maiores incentivadoras do esporte brasileiro e de outras causas nobres. O Bradesco investiu pesado em propaganda a fim de mostrar o trabalho que faz para preservar o planeta. Dica: Apóie projetos, ONGs, ações, etc. Mas mantenha o foco; fazer o bem sem olhar aquém.

Marketing Pessoal

Saiba vender o seu peixe e exponha tudo o que você tem para oferecer e sabe fazer bem feito. Mas tome cuidado, pois a linha entre um excelente marketing pessoal e a arrogância é muito tênue. Dica: Promova-se, pois se você não fizer isso, outros farão.

- Marketing de Relacionamento

Não desenvolva relacionamentos apenas profissionais, pois é pouco inteligente achar que dará resultados ligar ou visitar sempre que você tiver interesse em lucrar. É imprescindível criar um vinculo de respeito e confiança e aqui se inclui o campo pessoal. Dica: Um dos segredos da persuasão é: antes de fazer o cliente, faça um amigo.

- Networking

Pesquisas recentes mostram que aproximadamente 68% das oportunidades de negócios tornam-se reais devido ao networking. Para ter excelentes contatos profissionais, além do bom relacionamento, é necessário estar sempre em evidência, pois quem não é visto não é lembrado. Dica: Participar de happy-hours, feiras, jantares, encontros, parcerias e promoções, além de indicar empresas e profissionais.

“Marketing. Aquela coisa que os empresários inventaram e os políticos descobriram.” (Eugênio Mohallem)

- Desbrave boas parcerias
Parcerias, assim como a propaganda boca a boca, além de ter um custo baixo ou inexistente, trás resultados rápidos e interessantes. Dica: Geralmente estas parcerias são ganha-ganha e funcionam no sistema de indicação (com ou sem comissão) ou permutas.

- Co-Marketing

A idéia é reunir numa mesma promoção duas ou mais marcas que tenham objetivos em comum. Este conceito beneficia os clientes e torna o investimento com ações promocionais muito mais barato. Dica: Pode ser com folders, outdoors e jornais.

- Esteja por dentro do mercado (e da concorrência também)

Conheça o mercado a fim de saber quais produtos e serviços terão mais procura e aceitação. Dica: Também avalie os seus concorrentes diretos e as “possíveis ameaças”, mas não os veja como inimigos e sim como uma espécie de termômetro que lhe auxiliará a avaliar a sua competência e lhe motivará em busca da excelência.

- Produtos e serviços diferenciados – Excelência constante

É colocando-se no lugar de cliente/ consumidor que você poderá detectar as restrições dos seus serviços e pontos limitantes. Outra ação interessante é o feedback. Dica: Consulte os fieis clientes e descubra quais as necessidades que eles têm e a sua empresa ainda não oferece.

- Dê um show de atendimento

O ato de vender envolve pelo menos duas pessoas (partes) e o atendimento é elemento fundamental, uma vez que seja satisfatório, pode inclusive fazer o preço tornar-se secundário. Clientes encantados e fies são geralmente menos sensíveis a preço que novos clientes. Dica: Lembre-se sempre de que é melhor fazer um cliente do que duas vendas!

- O Pós-Venda

Um dentista liga para o paciente após dois dias para saber se a dor desapareceu. O pediatra manda entregar um ursinho de pelúcia para a menina de 05 anos que esteve doente. Dica: Consulte o seu cliente após o fechamento da negociação e veja a sua satisfação, pergunte o que achou do atendimento, se há duvidas sobre as funcionalidades do produto ou utilidades do serviço… Ele quer segurança e garantia. Esteja sempre por perto e não perca o vinculo!

Meu apelo é: Não pare no tempo e não seja um dinossauro moderno. Crie e renove, pois ser igual a todos é ser comum e você é original, não nasceu uma cópia! Faça acontecer…

Desejo-lhe tudo de bom e mais um pouco, e que Deus abençoe a sua vida, agora e sempre!

Sobre o Autor:

Rudson Borges Rudson Borges é palestrante especialista em Comportamento & Vendas e um dos mais requisitados palestrantes da atualidade.
Contatos: www.rudsonborges.com.br e contato@rudsonborges.com.br

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3 Comentários em "Pequenos investimentos, grandes resultados!"

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udhsauhdsauhdas muito bom os conceitos p/ quem esta entrando ou ja trabalha com vendas boas ideias …

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Administrador Edilson P Lima | 15-10-2010 às 16:57

hoje sou Assessor De Contas do portal TELELISTAS.NET gostei muito das matérias sobre pequenos investimentos grandes resultados no processo de venda, fidelização e relacionamentos duradouros ou seja amizades e negócios network !

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Acredito que as parcerias sejam muito importantes e relevantes, mas quando idealizada de forma clara e objetiva. Pois podem trazer bons resultados a custos muito abaixo das outras modalidades de divulgação.

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