Comportamento organizacional é valorizado como diferencial nas empresas

Editoria: Comportamento, Empreendedorismo, Mercado | 15/08/2016 por

cm_banner_lider


O
comportamento organizacional também é um diferencial profissional, assim como a formação e as aptidões técnicas. A razão é por estar diretamente ligado ao sucesso de uma instituição ou projeto.

Uma boa vivência acadêmica por exemplo, pode ser um diferencial  para o sucesso no ambiente empresarial. Mas, segundo profissionais de Recursos Humanos, ter apenas know how não é o bastante para as empresas do século XXI.

Muitos colaboradores são contratados por suas competências técnicas e demitidos pelas competências comportamentais”, afirma Maíra Tavares de Sousa, autora do artigo ‘A Chave do Sucesso Organizacional.


Segundo Maíra, o motivo para o comportamento organizacional ser cada vez mais valorizado está no fato de o esforço necessário para os profissionais absorvê-los ser muito maior em relação a questões técnicas. “O comportamento humano é complexo e, portanto, complicado de ser mudado.

Em compensação, o aprendizado técnico é muito mais fácil de ser assimilado. Não adianta uma pessoa ser competente, se não concordar com as regras que norteiam e apoiam o funcionamento da organização”, esclarece.

Fatores comportamentais valorizados

  • Conhecimento: todo as informações e sabedoria sobre a atividade que exerce;

  • Habilidade: know how (transformar teoria em prática bem sucedida);

  • Atitude: como a pessoa age diante das situações cotidianas do trabalho. A iniciativa é sempre esperada.

  • Valores: identificação com a cultura organizacional e filosofia da empresa;

  • Entorno: é um fator externo composto pelo ambiente, ferramentas e recursos disponibilizados pela empresa.

Coaching x Comportamento Organizacional

Problemas de comportamento são frequentes  no ambiente de trabalho. Por isso, muitas organizações estão buscando soluções por meio do trabalho de coaches. O profissional pode representar um apoio e ser um aliado para promover o desenvolvimento pessoal dos colaboradores.

De acordo com a Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC Coaching), por meio do processo de coaching é possível obter melhorias no desempenho dos colaboradores. Com o auxílio do coach as pessoas conseguem entender melhor seus recursos internos e externos e promover mudanças tanto em suas vidas pessoais quanto profissionais.


Dessa forma, o
coaching colabora também com o sucesso da organização, por meio da  percepção sobre os membros do time, a frequente orientação e aconselhamento são essenciais.

O trabalho é realizado no sentido de fazer com que o comportamento de cada um seja capaz de representar o todo. O resultado é um grupo capaz de superar conflitos e atingir as metas da empresa.



Sem Comentários para “Comportamento organizacional é valorizado como diferencial nas empresas”

Deixe seu comentário

Nome:
Email:
Website:
Comentário:
XHTML: Você pode utilizar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>