Como reduzir os custos com impressão em empresas

Editoria: Comportamento, Tecnologia | 24/05/2016 por

Como reduzir os custos com impressão em empresas

Reduzir gastos é um constante desafio na vida de quem administra empresas. Otimizar processos e pensar em formas eficazes e assertivas de economizar é uma rotina indispensável.

Para isso, é preciso analisar o tempo todo cada detalhe, pois até mesmo aquelas despesas que são consideradas pequenas podem ser reduzidas. É o caso das impressões realizadas pelo público interno da organização.

Investir em tecnologia para tornar os processos cada vez mais virtuais é uma boa solução. Mas, existem documentos que precisam ser impressos. Por esse motivo, é preciso analisar a rotina de impressão com atenção.

Dicas para economizar com impressão no mundo corporativo

Invista em impressora a laser

Pensar a longo prazo é uma dica de ouro para economizar de verdade com impressão. Muitas pessoas fazem escolhas que parecem mais vantajosas, num primeiro momento, mas quando fazem a análise de todo o processo é que percebem, na prática, que estão pagando mais. É o caso de quem compra, por exemplo, uma impressora jato de tinta.

Embora o preço do aparelho seja bem mais em conta, os custos com cartuchos, ao longo do tempo, acaba não compensando para quem imprime em muita quantidade como é o caso das empresas. Dessa forma, investir em impressora a laser é a melhor opção já que elas duram muito mais e reduzem o valor gasto por página.

Para quem quer pagar menos pelo processo de impressão essa é a melhor alternativa. Os diferentes tipos de toners das impressoras a laser propiciam uma excelente qualidade pelo melhor custo/benefício.

Como descobrir custo de impressão por páginas

  • Realize um levantamento do valor do material que é necessário usar. Nesse caso específico seria toner, cilindro, kit manutenção etc.
  • Faça um cálculo simples: divida o preço total do material e divida pelo número de páginas que serão impressas com ele

Toner compatível é mais econômico

Comprar toner original é sinônimo de qualidade, mas sai muito caro. Uma ótima dica para reduzir custos, sem comprometer a qualidade da impressão, é optar pelos toners compatíveis. Considerados uma espécie de cartucho genérico para determinada marca de impressora, com ele você economiza, mas não coloca seu aparelho em risco.

Conscientize seus funcionários sobre real necessidade de impressão

Muitos colaboradores têm o hábito de imprimir documentos pessoais no ambiente de trabalho. Para eles, não é um problema, já que é só uma folha. Mas, se cada funcionário pensar assim, e isso ocorrer com frequência, a empresa pode amargar um gasto muito maior e desnecessário.

Para economizar, além de comprar toners compatíveis, é necessário ter um maior controle sobre o fluxo de impressão e conscientizar as equipes da necessidade de economizar.

Afinal, por mais que a equipe entenda a necessidade de imprimir apenas quando realmente é necessário, o grande volume de impressão em empresas é inevitável. Dessa forma, cortar gastos é um desafio constante. Então, vale a pena investir em campanhas internas de conscientização.

 


Um Comentário em "Como reduzir os custos com impressão em empresas"

commenter

Na primeira vista pode-se parecer algo pequeno, mas realmente é capaz de gerar um rombo quando não bem administrado.

Deixe seu comentário

Nome:
Email:
Website:
Comentário:
XHTML: Você pode utilizar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>