Eventos sazonais estimulam o consumidor a comprar

Parece mais do que óbvio, mas a procura por bola de futebol cresceu no período da Copa do Mundo. E não foi só pelo modelo Brazuca, da Adidas. Uma simples pesquisa referente ao ano de 2014 no Google Trends Brasil, ferramenta do Google que permite que você consulte termos de busca e seus resultados, mostra o aumento exponencial da busca pelo termo de pesquisa “bola futebol” durante o período do Mundial, atingindo seu pico entre 1 e 7 de junho deste ano no Brasil, justamente a semana da véspera do evento. Ou seja: além dos jogadores, muitos consumidores brasileiros estavam atrás de uma bola no período. E a corrida para vender diferentes modelos de bola de futebol foi intensa.

A pesquisa deixa claro que a sazonalidade do consumo vai além das frutas da estação, do clima e tantas outras datas comemorativas já consolidadas no calendário. Em tempos de inflação acumulada e insegurança quanto aos índices de crescimento das vendas no varejo, é na esteira de grandes eventos que o empreendedor mais observador deve focar sua concentração e esforços. Um único evento pode ser determinante para impulsionar o consumidor a comprar o que julga realmente necessário naquele momento.

Vejamos o exemplo da indústria automotiva. O Lollapalooza – importante festival internacional de música voltado ao público jovem – teve sua terceira edição brasileira realizada em abril de 2014, em 5 e 6 de abril, em São Paulo. No gancho da popularidade do evento, a Chevrolet lançou seu Onix edição Lollapalooza, disponível apenas nas cores branco, laranja e azul, com adesivos personalizados, sistema multimídia de som e rodas de liga leve de 15 polegadas: tudo o que poderia deixar um hatch 1.0 extremamente atrativo para o grande público jovem do aclamado festival.

É claro que, quem precisava comprar um carro, o compraria de alguma forma, mas para os fãs do festival, foi a oportunidade de agregar um acontecimento a um bem de consumo tão essencial ao seu cotidiano. A compra de uma memória. O exemplo do Onix Lollapalooza parte do topo do que uma grande ação de marketing pode fazer quando um grande evento está por vir, mas o mesmo princípio pode ser implementado a produtos que não necessariamente sejam patrocinadores oficiais. Isso porque o interesse do consumidor por um determinado produto que esteja indiretamente relacionado a um evento – como foi no caso da busca pela bola de futebol – afeta diretamente as vendas.

Em suma, esteja preparado para que um pico sazonal faça que o consumidor venha até você e amplie essa oportunidade para disponibilizar um produto que já está com a demanda em alta. Antecipação de estoque, planejamento de vendas, divulgação, atendimento e suporte ao consumidor farão toda diferença na receita de sua empresa. É de extrema importância avaliar se seu produto irá atender a procura ou se ajustes temporários serão necessários, como contratação funcionários para aumento da produção, sem pecar no excesso de gastos, inclusive com estoque e logística.

Fique atento às redes sociais, aos trends, e deixe seu produto ou serviço na de frente para uma eventual maratona de consumidores desejosos justamente para o que você se preparou e tem a oferecer. Faça isso por meio de qualidade no produto, atendimento diferenciado e buscando os melhores meios de exposição relacionados ao evento e principalmente, ao público consumidor daquele acontecimento pra que ele também possa se tornar o seu consumidor.

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