Empreendedorismo home office

Ideias de negócios para abrir seu escritório sem sair de casa.

O sonho de muitos profissionais é se tornar seu próprio chefe. Mas, na maioria das muitas vezes, o maior empecilho é o capital inicial para abrir seu próprio negócio. Uma saída que alguns empreendedores estão utilizando para isso é o trabalho home office (trabalhar de casa). Esse tipo de solução é possível para empresas capazes de funcionar no mundo online, sem a necessidade de um escritório físico. Isso possibilita diminuir consideravelmente os custos com logística e materiais. Além da economia de tempo para chegar e sair do trabalho, o que gera uma melhor qualidade de vida.

Mas para muitos empreendedores a maior dúvida é: qual negócio montar? Antigamente, as atividades mais comuns a serem exercidas em casa eram costura, artesanato e culinária. Hoje, com a internet, as opções de negócios são mais abrangentes. Mas ter uma boa ideia pra começar um negócio não significa que vai dar certo, isso porque para trabalhar em qualquer área é preciso conhecimento. Então, antes de investir no escritório em casa, invista em cursos que vão capacitar a execução das tarefas. Assim, o seu trabalho vai ser mais valorizado, e o retorno vai ser maior. Pesquise qual se encaixa melhor no seu perfil, no seu bolso e, o mais importante, se ele é bem conceituado.

Veja uma lista de possibilidades para abrir um negócio em casa e onde encontrar cursos capacitantes:

Loja virtual de nicho

Até pouco tempo atrás, os brasileiros tinham medo de fazer compras online, por necessitar fornecer dados pessoais e bancários. Mas esse cenário mudou, os consumidores passaram a ter mais confiança ao fazer compras pela internet, e o e-commerce está ganhando cada vez mais força no Brasil. Por isso, criar e gerenciar uma loja online é uma boa opção de empreendimento. Além de ser tarefa possível de ser exercida em casa, também é econômica por não precisar de uma loja física. Uma dica importante é criar uma loja virtual voltada para um público segmentado, pois as grandes empresas de e-commerce não estão interessadas em investir especificamente nesses pequenos grupos, o que torna uma oportunidade maior para microempreendedores. Para aprender como montar e administrar uma loja e-commerce existem vários cursos presenciais e à distância, como:

Ecommerce na PráticaEcommerce School

Gestão de EcommerceSenac

Criação de Blogs

Hoje, empresas dos mais variados tamanhos e profissionais liberais querem montar um blog. Eles são uma forma prática e direta de se relacionar com o público e divulgar de seus produtos ou serviços. O problema é que a maioria dessas empresas não sabe como montar, configurar e conseguir exposição nas ferramentas de busca e nas redes sociais. Para trabalhar nesse ramo, é preciso ter conhecimentos de webdesign, WordPress, técnicas de otimização de sites para ferramentas de busca (SEO) e mídias sociais. É um trabalho lucrativo e fácil de ser executado de casa. Algumas dicas de cursos são:

Curso para blogueirosWordPress

Curso de SEOEcommerce School

Comunicação VisualInfnet

Usabilidade e Desenvolvimento de InterfacesInfnet

Promotor de Eventos

Para trabalhar como promotor de eventos, é necessário um computador com acesso à internet, um telefone e uma rede de fornecedores. Seus clientes podem ser pessoas físicas ou eventos corporativos. A concorrência é grande e, no início, é normal que surjam somente pequenos eventos – afinal, sua emrpesa ainda não será conhecida. Mas se o trabalho for feito com eficiência, as chances de dar certo são grandes. O dinheiro para investimento inicial é pequeno, mas é necessário ter contatos importantes, conhecimento sobre a área, além de muita disposição e jogo de cintura para conseguir os melhores preços para os clientes e ainda resolver pepinos de última hora.

Planejamento e organização de eventos sociaisSenac

Técnico em design de interiores

Essa é uma boa oportunidade pra quem curte design e tem vontade de trabalhar decorando o interior de ambientes. Mas só gostar do trabalho não é o suficiente para exercer a função. É preciso se especializar, pois para montar um ambiente, além de ter bom gosto e criatividade, é necessário saber como criar e apresentar os projetos em softwares específicos, como o Promob. Assim, o resultado vai ser satisfatório tanto para o cliente, quanto para o profissional. É uma ótima opção, pois, além de gerar um bom retorno financeiro, o escritório pode ser montado em casa.

Técnico em Design de InterioresSenac

Muitas pessoas pensam erroneamente que trabalhar em casa é mais fácil e não precisa de regras. Para que a produtividade atinja o nível desejado, é preciso ter muita disciplina. Uma das regras mais importantes é delimitar o espaço onde o trabalho vai ser executado, de preferência um local silencioso e isolado. Isso é fundamental para que a família e os problemas domésticos não interrompam o bom andamento do trabalho. Outro ponto essencial é determinar os horários em que começa e termina o expediente, além da pausa para o almoço. Especialistas dão uma dica para se sentir em um ambiente de trabalho mesmo na própria casa: se arrumar como se trabalhasse fora, em um escritório comum. Além disso, é importante não estar à disposição do cliente a qualquer hora, afinal, todo expediente tem um horário pra terminar. Separe um tempo para a família, para os amigos e para o lazer.

Não existe nenhum tipo de milagre para trabalhar de casa e ganhar dinheiro fácil. Propostas como essa existem em grande quantidade na internet, mas em sua maioria são uma grande furada. Já para quem não tem medo de trabalhar, investir tempo e dedicação em um negócio próprio pode ser a solução para o sucesso profissional, pegando carona no bom momento do mercado brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *